Dilma abre cinco pontos percentuais contra Serra em SC, diz Ibope

Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - Pesquisa do Instituto Ibope divulgada nesta sexta-feira (10) pelo grupo RBS mostra que a candidata à presidência Dilma Roussef (PT) abriu cinco pontos percentuais de vantagem contra o adversário José Serra (PSDB) na preferência do eleitorado catarinense.

Pela pesquisa, Dilma aparece com 42% das intenções de voto contra 37% de Serra e 8% de Marina. Os indecisos ainda são 8% do eleitorado de Santa Catarina e outros 5% declararam votar branco ou nulo.

O resultado é considerado um empate técnico diante da margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa.

Foi o terceiro levantamento do Ibope realizado em Santa Catarina desde o início da corrida eleitoral. No primeiro, divulgado no dia 6 de agosto, o candidato tucano aparecia com uma vantagem de onze pontos percentuais em relação à Dilma (45 a 34%). A segunda pesquisa, divulgada no último dia 27, já mostrou Dilma à frente após uma queda de sete pontos de José Serra (40 a 38%).

No cenário espontâneo, a pesquisa mostra que ¼ do eleitorado catarinense ainda não sabe em quem votar: 25% dos entrevistados se declararam indecisos. O levantamento traz Dilma à frente com 33%, seguida de Serra, que obteve 29% das intenções de voto. A candidata do PV Marina Silva foi apontada por 5% dos eleitores.

A pesquisa mostra equilíbrio no desempenho dos presidenciáveis nas cinco regiões do estado. O tucano tem índices superiores à adversária em cenário apertado, em três regiões: Florianópolis (38 contra 35%), sul (41% contra 40) e no Vale do Itajaí (41 a 40%). Já Dilma venceria José Serra apenas no oeste de Santa Catarina (47 contra 33%) e na região norte (45 a 36%).

O Ibope ouviu 1008 eleitores do estado entre os dias 7 e 09 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 29060/2010.