Temer se diz favorável à experiência com presídios privados

Vagner Magalhães, Portal Terra

S O PAULO - O deputado federal Michel Temer (PMDB), candidato à vice-presidência da República na chapa de Dilma Rousseff (PT), afirmou nesta quinta-feira, em uma palestra a empresários portugueses em São Paulo, que gostaria de ver no Brasil uma experiência da gestão de presídios pela iniciativa privada. "Não tenho nenhuma objeção a fazer uma experiência de privatização de presídios. Segurança é investimento e a iniciativa privada pode fazer isso", afirmou.

Temer, que foi duas vezes secretário de segurança pública em São Paulo - em 1983, no governo Franco Montoro, e a partir de 1991, na gestão de Luiz Antonio Fleury Filho - afirmou que o assunto deve entrar em pauta.

"Acho que não se deve evitar um debate sobre este assunto. Não pude realizar quando fui secretário, mas sempre pensei que talvez pudéssemos fazer uma experiência com a privatização de um presídio. Não teria objeção a isso. Agora isso é política de governo que não cabe ao vice-presidente falar", disse, questionado se em caso da eleição de Dilma implantaria a experiência.