Site pretende ajudar eleitor a encontrar o 'candidato ideal'

Claudia Andrade, Portal Terra

BRASÍLIA - O Instituto Ágora, entidade da sociedade civil, anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento de um site que pretende ajudar o eleitor a encontrar seu 'candidato ideal'. Para isso, o cidadão terá de responder a um questionário com 35 perguntas elaboradas por cientistas políticos e empreendedores sociais. São abordados temas como aborto, desmatamento, voto obrigatório, entre outros.

As mesmas perguntas feitas aos eleitores são as enviadas aos candidatos. A partir daí, é feito um cruzamento de dados e o balanço indica qual candidato possui as opiniões mais parecidas com as do eleitor.

A instituição ainda aguarda a adesão dos candidatos à plataforma. "Trata-se de uma experiência inovadora no Brasil. A gente não sabe ainda qual será o ritmo de comportamento", afirmou o diretor do instituto, Gilberto de Palma.

Nesta primeira experiência, apenas candidatos ao Senado serão incluídos na ferramenta. "Optamos pelo Legislativo porque, em geral, as pessoas não se interessam muito pelo que fazem os parlamentares", explicou. E a opção pelo Senado foi o menor número de candidatos, cerca de 190, nas contas da instituição, já considerando eventuais impugnações. "É um número factível e a gente consegue dar um caráter nacional ao levantamento".

O Instituto diz ser necessário ao menos dois políticos de cada Estado para fazer que o eleitor possa fazer uma comparação. O eleitor também poderá convidar amigos para fazer o levantamento e comparar seu resultado aos dos seus amigos.

A entidade se diz apartidária e promete colocar a página www.questaopublica.org.br em funcionamento a partir desta sexta (27).