ASSINE
search button

Serra volta a atacar política externa brasileira

Compartilhar

Marcela Rocha, Portal Terra

S O PAULO - Durante encontro com o presidente colombiano Juan Manuel Santos, na tarde desta quinta-feira (2), em São Paulo, o presidenciável tucano José Serra voltou a atacar a política externa desenvolvida pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva e disse que o Brasil deve cuidar de suas fronteiras. Serra também elogiou o que considera combate à produção de cocaína na Colômbia, algo diferente do que ocorre na Bolívia, segundo ele.

Serra disse que o país dirigido por Santos concorda com a sua opinião de que as Farc (Forças Armadas da Colômbia) promovem o narcotráfico. O candidato voltou a afirmar que o governo boliviano é cúmplice da exportação da cocaína e a política externa brasileira acaba "sendo inadequada". "Não é uma política de Estado, mas de partido", disse o tucano, em um ataque velado ao governo Lula.

Serra afirmou que, caso eleito, dirá que as Farc são uma organização terrorista e que é preciso buscar a cooperação com o governo boliviano e exercer pressão diplomática sobre ele para evitar exportação de cocaína. "Devemos tratar diretamente também com a Colombia que é proativa no combate à exportação ilegal".

Aos jornalistas, o presidente da Colômbia fez questão de dizer que já se reuniu com a candidata do PT Dilma Rousseff e que, independentemente de quem vença as eleições, quer manter boas relações com o País. Ele também afirmou ter uma boa química com o presidente Lula e que veio tratar de negócios entre os dois países.