No Rio, fundação cria plataforma de políticas em prol do meio ambiente

JB Online

RIO DE JANEIRO - Na próxima quarta-feira, a Fundação SOS Mata Atlântica lançará na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, a Plataforma Ambiental para o Brasil. O documento foi produzido com o objetivo de apresentar as principais questões ambientais da atualidade que precisam ser discutidas, respondidas e solucionadas pelos próximos dirigentes do país.

Além disto, segundo a Fundação, o documento será uma espécie de instrumento de apoio ao cidadão na busca do compromisso de seus candidatos que também podem utilizá-lo e incorporar os temas em destaque na plataforma, em seu Plano de Governo:

- Os eleitores precisam cobrar de todos os candidatos uma atenção especial a uma agenda socioambiental que atenda as necessidades da população para o desenvolvimento sustentável do Brasil afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica.

De acordo com a o SOS Mata Atlântica , qualquer cidadão interessado pode participar dessa iniciativa. A campanha convoca os eleitores a entregar o documento a seus candidatos, pessoalmente, por email ou correio, e pedir o comprometimento público deles:

- Hoje a internet possibilita de forma muito mais fácil o acesso de muitas pessoas a uma iniciativa. Mas o mais importante é refletir sobre o seu voto e acompanhar de perto a atuação de seu candidato, caso eleito. Só assim essas ferramentas serão realmente implantadas - finaliza Mantovani.

Plataforma

O documento é composto por cinco agendas principais: Água e Saneamento, Incentivos Econômicos e Fiscais, Biodiversidade e Florestas, Mudanças Climáticas e Institucional.

A Plataforma é resultado da colaboração dos voluntários da SOS Mata Atlântica, que realizaram diversas reuniões para discutir as principais questões ambientais da atualidade, gerando relatórios que foram debatidos de forma colaborativa também pelos funcionários da SOS Mata Atlântica e por membros da Frente Parlamentar Ambientalista, dando origem a dois documentos principais: uma versão da Plataforma Ambiental para o Brasil e uma específica para os Estados da Mata Atlântica, que possuem os mesmos eixos.

No dia 4, a Plataforma foi lançada, na Câmara dos Deputados, em Brasília com o objetivo de apresentá-la aos deputados e à Frente Parlamentar Ambientalista e, no dia 18 em São Paulo. Nas próximas semanas, a Plataforma será lançada em Fortaleza, Porto Alegre, entre outras capitais brasileiras.

A campanha conta também com o hotsite (www.sosma.org.br/plataforma), onde o documento está disponível para download e todos poderão acompanhar seu andamento. Cidadãos poderão utilizar a Plataforma para entregá-la ao seu candidato e até enviar fotos e vídeos.

Já os candidatos poderão mostrar publicamente seu compromisso com os temas apresentados na Plataforma:

- Dessa forma, todos poderão participar e acompanhar de perto o andamento da campanha. A sociedade mostrará que está atenta às questões ambientais e os políticos, o seu interesse pela temática - reforça Mantovani.

Confira a Plataforma na íntegra

A Plataforma Ambiental para o Brasil é uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e traz os princípios básicos e alguns dos temas que deverão ser enfrentados na próxima eleição a presidente e legisladores federais (senadores e deputados federais). Incentive que seus candidatos debatam e se posicionem sobre essas questões.

Agenda Institucional

1 - Garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica, na Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima e em todos os demais acordos internacionais voltados à proteção ambiental dos quais o País é signatário.

2 - Garantir o cumprimento da legislação ambiental brasileira e que, qualquer alteração efetivada, seja sempre no sentido de aumentar o grau de proteção ambiental.

3 - Complementar a legislação federal de modo a tornar patrimônio nacional os biomas ainda não contemplados pela Constituição (Cerrado, Caatinga e Pampa) e garantir que todos os biomas tenham legislação específica, a exemplo da Mata Atlânti