Gabeira cobra saneamento em canal da Zona Oeste do Rio

JB Online

RIO DE JANEIRO - Em visita ao Canal das Taxas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o candidato à governador do Rio pelo PV, Fernando Gabeira, falou sobre as péssimas condições do tratamento de esgoto encontradas no canal, um habitat de animais, como os jacarés e outras espécies:

- Fizemos uma visita aos moradores de área e constatamos que a situação está cada vez mais grave. A CEDAE fez uma elevatória, mas não fez uma estação de tratamento para cuidar daquele esgoto. O resultado é que todo ele é jogado diretamente no Canal, produzindo um cheiro insuportável, e os gases provenientes dali são extremamente danosos às pessoas, principalmente às crianças - reclamou Gabeira.

O verde discutiu também soluções com os moradores para que falassem com a Associação de Moradores local, onde segundo o candidato do PV, seria necessário entrar na justiça contra a CEDAE e comprovar que o governo atual não está cumprindo com suas obrigações de preservar o local:

- Os moradores nos mostraram que pagam todos os seus impostos em dia: água, esgotos E esperavam que o governo mantivesse pelo menos o Canal das Taxas limpo para que não só a população desfrutasse dele, como também ele se tornasse em uma atração durante os Jogos Olímpicos, já que ali vivem jacarés e outras espécies - afirmou.

No encontro Fernando Gabeira combinou com o vereador Carlos Caiado de realizar uma nova audiência pública sobre o tema. A última, segundo Gabeira, foi realizada na câmara dos Vereadores, mas não teve a presença da CEDAE. Para a próxima, a expectativa do candidato do PV ao governo é que todos estejam presentes e que sejam abordados os temas que também são pertinentesaos Jogos Olímpicos de 2016, pela necessidade de se melhorar a qualidade do meio ambiente para o evento.