Em Goiás, Marconi Perillo e Dilma Rousseff lideram pesquisa

Portal Terra

GOI NIA - A primeira pesquisa de intenção de votos realizada após o início do horário eleitoral - publicada neste sábado no jornal O Popular, de Goiânia - mostra larga vantagem de Marconi Perillo (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT), candidatos ao governo e à presidência da República, respectivamente.

Realizado entre os dias 23 e 27, e com base em entrevistas com 1.001 eleitores em todo o estado, o levantamento do Instituto Serpes indica que, na metodologia estimulada, Marconi tem 49,2% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Iris Rezende (PMDB), tem 33,1%, uma diferença de 16,1 que favorece o tucano. Pelos dados, Marconi Perillo seria eleito governador no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

Na comparação com a rodada anterior, publicada no dia 2 de agosto, Marconi cresceu 2,5 pontos porcentuais e Iris encolheu 5,9 pontos. O terceiro colocado, Vanderlan Cardoso (PR) tinha 5,5% e agora tem 7,8% das intenções - alta de 2,3 pontos porcentuais. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa, os outros dois candidatos a governador pontuaram, juntos, menos de 1%. Mara Jane (PCB) tem 0,5% das intenções e o candidato do Psol, Washington Fraga, aparece com 0,1%. Votos brancos ou nulos somam 2,5% e 6,9% do eleitorado disse estar indeciso.

Dilma ultrapassa Serra na disputa presidencial

O Serpes também mostra a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, ultrapassando o presidenciável do PSDB, José Serra, com 49,8% das intenções, diante de 28,5% do tucano. Para esta pesquisa, o Instituto também ouviu 1.001 eleitores em todo o estado de Goiás, entre os dias 23 e 27 de agosto.

Dilma teve um crescimento de 11,8 pontos porcentuais em relação a pesquisa anterior, de 2 de agosto, quando aparecia tecnicamente empatada com Serra. Somado ao recuo obtido pelo candidato (que perdeu 11 pontos porcentuais em relação à pesquisa anterior divulgada em 2 de agosto), Dilma acumula uma frente de 21,3 pontos no estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A candidata do PV, senadora Marina Silva, manteve os 7,5% das intenções de voto da rodada anterior. Outros candidatos somados têm 3,1% dos votos.

O levantamento Serpes/O Popular foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número 26.040/2010, em 23 de agosto de 2010, e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 38 762/2010, na mesma data.