Campanha incentiva voto de portador de deficiência

JB Online

BRASÍLIA - ''Quando a gente tem um sonho, nada nos impede de ir atrás dele. Nenhum obstáculo é capaz de nos deter no caminho rumo às nossas conquistas, porque os sonhos nos dão força pra buscar nossos objetivos. Encaro desafios todos os dias para vencer por mim e pelo meu país''. Essa é a mensagem de Clodoaldo Silva, maior campeão olímpico da história das paraolimpíadas, que será veiculada a partir desta segunda-feira, na campanha de esclarecimento 'Você escolhe o seu destino', da Justiça Eleitoral, para incentivar os portadores de necessidades especiais a votar em outubro próximo.

A segunda etapa da campanha, que começou a ser veiculada em 31 de julho, é composta de seis novos vídeos e spots, além de manter a mensagem conceitual em que se compara a urna eletrônica a uma máquina onde o eleitor pode escolher seu destino. Além da mensagem aos eleitores portadores de necessidades especiais, a segunda parte da campanha traz mais três assuntos inéditos: a votação biométrica - tendo em vista que mais de um milhão de eleitores de 60 cidades brasileiras vão ser identificados por meio das digitais na eleição de outubro; a urna eletrônica, modelo mundial de eficiência e segurança; e o voto facultativo.

Na mensagem sobre o voto facultativo, a Justiça Eleitoral ressalta que os eleitores que têm entre 16 e 18 anos, os maiores de 70 e os analfabetos não precisam votar, mas se votarem, estarão ajudando a construir o futuro do país.

Outros dois assuntos já tratados na primeira fase, mas de extrema importância continuam a ser divulgados: a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento com foto na hora de votar e a necessidade de se investigar o passado e as propostas dos candidatos.

A campanha tem um hotsite na internet, que poderá ser acessado a partir da página do TSE ou no endereço www.eleicoes2010.jus.br. Por meio dele, o eleitor terá acesso a todas as peças e poderá consultar a sua situação eleitoral, acessar notícias e pesquisar o sistema de divulgação de candidaturas. Além disso, as emissoras de rádio e TV poderão baixar planos de mídia, filmes e spots.

As emissoras de rádio e televisão poderão tirar dúvidas sobre a veiculação e o recebimento dos filmes no Call Center da campanha, no telefone (61) 3224-7828.

Site do TSE