TRE-DF aprova candidatura da ex-nadadora Rebeca Gusmão

Claudia Andrade, Portal Terra

BRASÍLIA - O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) aprovou, nesta terça-feira (17), a candidatura da ex-nadadora Rebeca Gusmão ao cargo de deputada distrital pelo PCdoB. A decisão veio apenas com o voto do presidente do Tribunal, João Mariosi, que desempatou o placar a favor da atleta.

Rebeca Gusmão foi alvo de impugnação apresentada por pessoa física, mas que teve parecer favorável do Ministério Público Eleitoral pela rejeição do registro. O relator do processo, desembargador Hilton Queiroz, entendeu que a ex-nadadora seria inelegível por ter sido excluída do exercício da profissão, condição prevista na Lei da Ficha Limpa.

A primeira divergência foi do juiz Luciano Vasconcellos. Para ele, a Federação Internacional de Natação (Fina) não se enquadraria no conceito de órgão profissional competente. Não haveria, portanto, relação profissional que enquadrasse a candidata ao caso previsto na legislação. Este foi o entendimento da maioria do Tribunal.

Rebeca foi banida da natação em 2008, depois de ser flagrada duas vezes em exames antidoping. Ela chegou a se aventurar no futebol antes de entrar para a política.