MA: pesquisa aponta vitória de Roseana Sarney com 49,6%

Evelina Cunha, Portal Terra

S O LUÍS - Na mais recente pesquisa realizada pelo instituto Escutec e divulgada neste domingo (15), no Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) segue com a preferência do eleitorado, com 49,6% das intenções de voto. Jackson Lago (PDT) ficou com 23,7% e Flávio Dino (PCdoB), 18,2%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado do Maranhão e a margem de erro é de três pontos percentuais.

Os outros três candidatos atingiram menos de 1%. Saulo Arcangeli (PSol) possui 0,5%, Marcos Silva (PSTU) tem 0,4% e Marcos Igreja (PCB), 0,2%. Igreja será substituído nesta semana porque teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral maranhense por problemas de desincompatibilização.

No dia 25 de julho, data da primeira pesquisa após o registro das candidaturas, Roseana tinha 50,4% e Jackson 25,8%. O único que apresentou crescimento foi Flávio Dino que no mês passado estava com 16,8%. Votos brancos e nulos somaram 3,3% e 4,2% dos pesquisados não souberam ou não quiseram responder.

A avaliação de 63,1% dos eleitores pesquisados é que o governo de Roseana Sarney é ótimo ou bom. Já o presidente Lula possui índices ainda mais altos, 96,5% dos entrevistados responderam que a administração do governo federal é ótima ou boa.

O instituto também pesquisou como está a corrida pela presidência da República no Maranhão. Dilma Rousseff (PT) lidera com 58% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o tucano José Serra (PSDB) com 26,3% e Marina Silva (PV) está com 7,6%. Os demais candidatos atingiram menos de 1% da preferência dos pesquisados.

No mês passado, Dilma tinha 55,6% das intenções de voto, Serra 28,4% e Marina Silva, 8% de intenções de voto no Maranhão.

Foram ouvidas 1.059 pessoas entres os dias 11 e 13 de agosto. A consulta foi registrada no TRE do Maranhão sob o nº 28870/2010.