UE: EUA sob risco de represálias mundiais por US$ 294 bi por tarifas sobre carros

O governo dos Estados Unidos se arrisca a sofrer represálias por parte dos sócios comerciais que poderiam afetar produtos americanos no valor de 294 bilhões de dólares, caso Donald Trump cumpra a ameaça de impor tarifas a veículos estrangeiros, advertiu a União Europeia (UE).

Em uma carta dirigida às autoridades americanas, a Comissão Europeia considera que as medidas de represália tomadas pela UE e outros sócios comerciais de Washington poderiam afetar bens americanos no valor de até 294 bilhões de dólares, ou seja, 19% do total das exportações dos Estados Unidos em 2017.

A carta do Executivo europeu foi divulgada em um contexto especialmente tenso, depois que o presidente americano acusou no domingo a UE de ser "possivelmente tão ruim quanto a China" na questão comercial em relação aos Estados Unidos.

No dia 22 de junho, Trump ameaçou adotar tarifas de 20% para os veículos da UE importados pelos Estados Unidos.

Com a ameaça, o presidente americano tentou dar uma resposta aos direitos de alfândega adicionais impostos pela Europa a dezenas de produtos americanos.

A medida europeia foi, por sua vez, uma represália às tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio que Washington impôs a estes produtos exportados por alguns países, incluindo alguns aliados dos Estados Unidos.