BC mantém taxa básica de juros em 6,50% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira, 16, por unanimidade, manter a taxa básica de juros, a Selic, em 6,50% ao ano.

A manutenção contraria a expectativa da maioria do mercado financeiro. De um total de 55 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 53 esperavam corte de 0,25 ponto porcentual da Selic, para 6,25% ao ano, e apenas duas casas aguardavam manutenção da Selic em 6,50% ao ano. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 19 e 20 de junho de 2018.

Para Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a Selic continua elevada, principalmente se comparada aos juros praticados pela maioria dos países. "Por outro lado, se levarmos em conta a nossa história econômica, veremos que descemos a um patamar jamais alcançado, sem que se utilizasse qualquer artifício heterodoxo. A queda decorre de um processo deflacionário, devido em parte à diminuição de preços dos alimentos, à própria recessão e a uma política monetária bem conduzida".

Com Estadão conteúdo