ASSINE
search button

Reposicionamento em refino prevê revitalização no RJ, diz Petrobras internamente

Compartilhar

O reposicionamento do setor de refino, divulgado nesta quinta-feira, 19, pela Petrobras, inclui o Rio de Janeiro, além de quatro refinarias nas regiões Nordeste e Sul do País. Em documento arquivado nesta quinta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Petrobras informou apenas a intenção de vender 60% da Rnest (PE), Rlam (BA), Repar (PR) e Refap (RS). Em comunicado interno direcionado aos funcionários, no entanto, a diretoria da companhia informou que o "reposicionamento no setor prevê também a revitalização do parque de refino do Rio de Janeiro".

A expansão do refino no Estado depende, porém, da atração de investidores. "Os parceiros, por exemplo, podem trazer os investimentos necessários para a expansão do refino que, sozinha, a empresa teria maior dificuldades de fazer devido ao seu alto grau de endividamento atual", afirmou o gerente geral de Programas de Reestruturação de Negócios, Arlindo Moreira Filho, no comunicado aos empregados ao qual o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) teve acesso.

A Petrobras negocia com a chinesa CNPC sociedade no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). As conversas ainda estão em andamento e não há previsão de assinar o acordo, afirmou o presidente da companhia, Pedro Parente, em evento na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A venda de participações em refinarias vai gerar o deslocamento de funcionários. Mas como o modelo de parceria em refino ainda está sendo discutido, ainda não há uma definição sobre isso também. "No entanto, independentemente do modelo escolhido, a previsão é de que o processo dure mais de um ano. Até a conclusão do negócio, nada muda em relação aos empregados", complementou o executivo.

No primeiro modelo de negócios, que ainda depende de aprovação pela diretoria executiva e pelo conselho de administração, os empregados poderão ser convidados a trabalhar para as novas empresas que devem ser formadas com os parceiros. A companhia ainda buscará oferecer oportunidades de movimentação interna.

O reposicionamento da Petrobras na área de refino foi apresentado por Parente em evento interno, às 15h. No comunicado aos funcionários foi informado que também participariam os diretores Financeiro, Ivan Monteiro, de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino, e de Assuntos Corporativos, Eberaldo de Almeida Neto, que responderiam ao vivo às perguntas dos empregados.

"O estudo tem como premissas melhorar a composição do portfólio da companhia no médio e longo prazos, estabelecer parcerias para mitigação de riscos, viabilizar investimentos no setor por meio desses novos agentes", traz o comunicado.