ASSINE
search button

Ministério Público do DF coloca inquérito sobre Facebook em sigilo 

Compartilhar

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT) decretou sigilo ao processo que envolve as investigações nacionais sobre o uso de dados brasileiros do Facebook pela Cambridge Analytica. Segundo apurou o Estado, a decisão do Ministério Público aconteceu para preservar a integridade física de André Torreta, empresário brasileiro que fez uma parceria com a empresa britânica para formar a empresa CA Ponte, que planejava oferecer serviços de marketing político no País nas eleições deste ano.

Em 27 de março, Torreta foi ouvido por seis horas no prédio do MP-DFT, em Brasília. Na ocasião, o empresário teve de responder sobre que tipo de parceria que fez com a empresa britânica, quais informações estão no banco de dados das empresas, como eles eram obtidos e se estão sendo usados hoje.

O executivo confirmou a ida ao Ministério Público, mas disse que não tinha muitas informações para repassar aos promotores. Ele afirma não ter comentado com os promotores sobre a informação de que dados de 443 mil usuários brasileiros foram compartilhados com a Cambridge Analytica - a informação foi confirmada pelo Facebook anteontem. "Não comentei nada a respeito porque não tinha a informação. Acompanhei pela imprensa", disse.

Torreta também não soube dizer quais foram os motivos que levaram o Ministério Público decretar sigilo para preservar sua integridade física.

Procurado pela reportagem, o procurador Frederico Meinberg, da Comissão de Proteção a Dados Pessoais do MP-DFT afirmou que não vai comentar o caso. 

>> Justiça multa Facebook em R$ 111,7 milhões