CVM atualizará mensalmente ativos de fundos de investimento

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) passará a atualizar mensalmente as informações sobre os ativos detidos por carteira de fundos de investimento regulados pela Instrução CVM 555.

Segundo a CVM, a atualização da base de informações, disponível no Portal de Dados Abertos, garante celeridade e efetividade ao acesso dos dados e vai ao encontro das iniciativas em prol da crescente disponibilização e divulgação de informações de interesse do mercado.

"Com isso, a CVM reforça o comprometimento com a transparência e a acessibilidade das informações por ela detidas para os mais diversos usos pelo mercado", declarou Daniel Maeda, titular da Superintendência de Relação com Investidores Institucionais (SIN), em comunicado referente ao Ofício Circular CVM/SIN/nº4/2018.

Para Bruno Luna, chefe da Assessoria de Análise Econômica e Gestão de Riscos da CVM, área responsável pela elaboração de estudos e análise de impacto regulatório, a atualização também aproxima o órgão do meio acadêmico e de pesquisadores interessados no mercado de capitais. "A ampliação de nossa base de dados abertos está inserida na estratégia da Autarquia de promoção e suporte à atividade acadêmica e de pesquisa voltada ao mercado de capitais, que vem, inclusive, se materializando por meio da celebração de acordos de cooperação com instituições de ensino. Ainda, ao longo deste ano, esperamos disponibilizar em formato aberto outros dados recepcionados pela CVM, tais como as informações contábeis das companhias registradas."