O principal índice da bolsa brasileira registra volatilidade no último pregão do ano, repetindo o cenário de baixa liquidez visto ao longo da semana. O Ibovespa chegou a avançar na abertura do pregão, no que seria um quinto dia de alta seguida, mas logo reverteu o movimento.
Às 10h54, o Ibovespa tinha queda de 0,53%, aos 59.463 pontos. Papéis preferenciais da Vale eram os mais negociados, com desvalorização de 1%, após quatro pregões seguidos de alta. As ações preferenciais da Petrobras registravam recuo de 0,8%, enquanto o mercado responde aos anúncios de venda de ativos da companhia de petróleo e aguarda os dados oficiais sobre estoques de crude dos EUA.
>> Petróleo Brent e WTI seguem caminhos distintos nesta quinta-feira
Grande parte das bolsas estrangeiras registram queda nesta quinta-feira, com o mercado de olho nos indicados da economia de 2016.
A moeda norte-americana também registra queda ante o real, com investidores aguardando a formação da Ptax, do Banco Central, de dezembro. O Banco Central não anunciou nenhuma intervenção no mercado de câmbio, onde está ausente desde 13 de dezembro.
Às 11h37, o dólar tinha queda de 0,69%, a R$ 3,2604.