Matéria publicada neste sábado (5) pelo jornal português Diário de Notícias conta que os tribunais britânicos decidiram a favor do Novo Banco na disputa contra a Goldmam Sachs por um empréstimo de 850 milhões de dólares (cerca de 763 milhões de euros) concedido pouco antes do colapso do Banco Espírito Santo.
O Diário aponta que com esta vitória na Justiça inglesa, o Novo Banco consegue que o caso seja julgado em Portugal e não é considerado responsável pelo pagamento da dívida concedida ao Banco Espírito Santo (BES) pela sociedade Oak Finance Luxembourg, um veículo de investimento do banco de investimento Goldman Sachs.
> > DN Justiça inglesa decide a favor do Novo Banco contra a Goldman Sachs
A publicação acrescenta que a decisão dos tribunais ingleses reconhece ainda os poderes do Banco de Portugal no processo de resolução do BES. Esta decisão revoga a sentença da primeira instância, de agosto de 2015, que então não deu razão Novo Banco.
A ação em Londres foi iniciada em 2015 por um grupo de investidores internacionais que 'compraram' a dívida do BES em junho de 2014 através da sociedade do Goldman Sachs, a Oak Finance, sendo que um dos investidores é um fundo de pensões da Nova Zelândia, relata o Diário de Notícias.