'WSJ': Economia brasileira retrocede no segundo trimestre

Reportagem diz que este é o sexto declínio trimestral seguido no país

Matéria publicada pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal nesta quinta-feira (1) conta que o IBGE informou que a economia brasileira apresentou novo retrocesso no segundo trimestre deste ano, com o PIB retraindo 0.6% em relação aos primeiros três meses do ano. 

A reportagem fala que na comparação com o segundo trimestre de 2015, o PIB brasileiro já encolheu 3.8%. A baixa sofrida no período deste ano foi um pouco maior do que a prevista por economistas ao redor do mundo, que acreditavam em uma retração de meio ponto percentual.

> > The Wall Street Journal Brazil’s Economy Shrinks Again

De acordo com o Journal a baixa deste trimestre foi impulsionada pelo setor agrícola, que sozinho contraiu 2% no trimestre. O setor de serviços apresentou retração de 0.8%. Por outro lado, os investimentos no país aumentaram 0.4%, enquanto a indústria se expandiu 0.3%.

Ainda sobre a questão do aumento nos investimentos no país, o Wall Street Journal ressalta que esta foi a primeira vez em dez semestres seguidos em que houve alta na entrada de capital no Brasil.