A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em instabilidade nesta segunda-feira (18). A queda é impulsionada pela queda das ações do setor educativo, após mudança em regra do programa financiamento estudantil Fies.
Às 10h26, o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, caía 0,07%, a 55.537 pontos.
O destaque ficar pó conta das ações preferenciais da Petrobras que caíam mais de 1%, enquanto as preferenciais da Vale caíam ao redor de 1%.
Da mesma forma, as ações da Embraer operavam em forte queda na manhã desta segunda-feira (18) por conta das notícias sobre investigações envolvendo suposto pagamento de propina para venda de aeronaves militares à República Dominicana, na qual a companhia brasileira é alvo. Por volta das 10h50, os papéis da empresa tinham queda de 2,24%, a R$ 17,02.
Na sexta-feira (15), o Ibovespa encerrou em alta de 0,18%, a 55.578 pontos. Com o ganho, a Bovespa completou oito pregões consecutivos de valorização.
Dólar cai frente ao real
No início dos negócios desta segunda-feira (18), o dólar comercial operava em queda. Investidores agem com cautela pois avaliam as conseqüências da tentativa fracassada de golpe na Turquia. No cenário interno, o Banco Central fará nesta manhã novo leilão de até 10 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares.
Às 10h31, a moeda norte-americana subia 0,32%, a R$ 3,2682 na venda, com investidores.