Matéria publicada nesta quinta-feira (2) no Clarín, fala que a turbulência política e o declínio econômico do país vizinho comprovam mais uma vez a excessiva dependência comercial argentina em relação ao Brasil.
Segundo a reportagem, enquanto o Brasil passa por uma transição, a Argentina sofre um estresse pós-traumático. A relação entre os dois países nunca foi fácil, mas agora está em busca de um novo rumo que vá além da crise político-econômica mais grave já sofrida pelos brasileiros e da brusca mudança de filosofia de governo dos argentinos. Ambos os países estão tentando superar as concentrações de corrupção acumuladas na raiz do sistema político. Mas enquanto o Brasil tem costas largas para aguentar o tsunami econômico que esse tipo de mudança implica, a Argentina busca por todos os lados como substituir –nem que seja temporariamente- o maior parceiro comercial para poder crescer.
De acordo com o Clarín, a chanceler argentina Susana Malcorra disse claramente após seu encontro com Serra: "Se o Brasil não funcionar será desesperador para nós". Pisar em ovos, bandeiras do Mercosul em alto e buscar novos parceiros para o nosso comércio seria a orientação do Palácio San Martín, a sede do Itamaraty argentino, e da Casa Rosada, a sede da Presidência.
para finalizar, o jornal argentino diz que os casos de corrupção do "petrolão", por meio do qual todos os políticos recebiam algum tipo de dinheiro proveniente da Petrobras, e a contração dos Brics, os mercados emergentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, derrubaram a economia brasileira.
Leia também
> > > 'Les Echos': Denúncias da Lava Jato respingam no ministério de Temer
> > > 'Le Figaro': Crise política e escândalos de corrupção aumentam crise do Brasil
> > > 'El País': O estupro político
> > > 'DW': "Brasil vive clima pré-Chávez"
> > > 'DW': Eurodeputados querem bloquear negociações da UE com governo Temer
> > > 'FT': Escândalo da Petrobras evidência necessidade de reforma política no Brasil
> > > "Impeachment é forma de encobrir o golpe" diz Cardozo ao 'Página 12'
> > > 'NYT': Queda de ministro coloca em dúvida idoneidade do governo interino
> > > Washington Post: Gravações telefônicas pressionam aliados de Temer
> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos
> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma
> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo
> > > 'Libération': Impeachment de Dilma foi para travar investigação da Petrobras
> > > 'Financial Times' publica carta de Serra em resposta ao artigo sobre Mercosul