Bovespa cai mais de 2% no último pregão da semana

Dólar fechou em alta e chegou a R$ 3,52

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou em baixa de mais de 2% na sessão desta sexta-feira (13). O ibovespa fechou com desvalorização de 2,7%, aos 51.804 pontos.

A queda ocorreu em meio ao cenário externo desfavorável, a partir do baixo desempenho da economia chinesa.

O principal índice da China, o Shanghai Composite (SSEC), fechou no menor patamar em duas semanas nesta sexta-feira - com baixa de 0,30%, aos 2.827,11 pontos. O mercado está mais preocupado com o desempenho da atividade econômica chinesa. 

Investidores aguardam o anúncio das primeiras medidas do governo Temer para a área econômica. Nesta sexta-feira (13), o novo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, confirmou medidas de ajuste para reequilibrar as contas, mas não divulgou nada concreto.

O dólar, por sua vez, registrou alta em relação ao real e também frente a moedas estrangeiras. O dólar teve valorização de 1,46%, avaliado em R$ 3,5236. O Banco Central optou por ficar ausente na sessão, sem o anúncio de leilão de swap cambial reverso. Negociadores no mercado apontam que O Federal Reserve deve elevar os juros antes de outros bancos centrais.