ASSINE
search button

'The Telegraph': Queda de Lula pode marcar o fim da era da fanstasia Brics para o Brasil

Compartilhar

Matéria publicada nesta segunda-feira (7) no The Telegraph, conta que o sonho de uma ascendência dos países do Brics terminou em tristeza e miséria após Lula, figura emblemática da era ser interpelado pela polícia em sua casa, e levado ás alturas a bolsa de valores do Brasil.

Segundo a reportagem, Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido pelo mundo como "Lula", admirado por emergir da classe operária, figura querida pelos trabalhadores do Brasil, em certo momento chegou a significar até o aumento da prosperidade e a estatura global da nação, está neste momento sob investigação criminal por envolvimento no escândalo chamado de operação "lava-jato".

O choque é ver transformado em ruína o legado econômico de Lula. É uma cruel reviravolta da fortuna para aqueles que pensavam o Brasil havia alcançado a Premier League, com abundância de reservas de petróleo de águas, e uma moeda forte, chegando a custar mais caro um café em São Paulo do que em Oslo, Tóquio, ou Zurique nos gloriosos anos de 2008 e 2009. Em 2008 a Standard & Poor elevou a dívida brasileira ao grau de investimento, para júbilo nacional. 

"O Brasil é agora tratado como um país sério, um país que administra as finanças com cuidado", disse Lula na época. 

Uma coisa que o Brasil não está fazendo é gerir as suas finanças com cuidado. Cinco institutos econômicos têm alertado que os riscos da dívida pública estão fora de controle. Italo Lombardi, do Standard Chartered, disse que a razão é por estar aumentando em 10 pontos percentuais do PIB a cada ano e a recessão com base fiscal, indo para 80% em 2017. Isso é um nível perigoso para um país da América Latina.

"É uma bomba-relógio", diz ele.

O Brasil é o primeiro do quinteto dos Brics a quebrar em tantas frentes ao mesmo tempo, mas a Rússia e a África do Sul também estão em profunda crise, e a China gastando cerca de US $ 100 bilhões de suas reservas internacionais por mês. Só a Índia está ilesa. O conceito Brics tornou-se sem sentido.