A agência de classificação de risco Moody's tirou o grau de investimento do país nesta quarta-feira (24). A nota do país na agência norte-americana passou de Baa3, que é o último nível do grau de investimento, para Ba2, que está na categoria de especulação. O Brasil ficou perspectiva negativa, com a possibilidade de sofrer novo rebaixamento.
A nota Ba2 é a segunda do grau especulativo. Entre as três maiores agências de classificação rating, a Moody's era a única que não tinha tirado o grau de investimento do país. A agência havia colocado a nota do país em revisão indicando a possibilidade de rebaixamento no dia 9 de dezembro.
De acordo com a agência, um dos motivos que levou ao rebaixamento foi a perspectiva de piora dos indicadores de dívida do Brasil, em um ambiente de baixo crescimento, com a possibilidade da dívida do governo chegar a mais de 80% do PIB em três anos. A agência citou ainda o cenário político, que pode continuar a dificultar a adoção de medidas necessárias para consolidação fiscal e e reformas estruturais.
"A perspectiva negativa reflete a visão de que os riscos são de uma consolidação e uma recuperação ainda mais lentas, ou de que surjam mais choques, o que cria incertezas em relação à magnitude da deterioração do perfil de crédito do Brasil", diz a nota.