Matéria publicada nesta segunda-feira (22), conta que o Irã está interessado em comprar 50 aviões da fabricante brasileira Embraer SA. Segundo fontes, as negociações estão avançando bem rapidamente como o fim das sanções internacionais na região, desencadeando uma onda de acordos comerciais.
As negociações para os jatos, juntamente com um pacote potencial de táxis, carros e camiões produzidos pela indústria automobilística do Brasil, começou em outubro, quando o ministro do Comércio brasileiro Armando Monteiro liderou uma delegação a Teerã. Monteiro disse no mês passado que o Brasil aceitará o pagamento do Irã em euros, e outras moedas, para contornar as sanções remanescentes, que proibiam o Irã de usar o sistema financeiro dos EUA.
O país, rico em petróleo poderia pedir até 100.000 táxis movidos a gás natural produzidos no Brasil, além de um bom número de ônibus e caminhões para sua frota. Até recentemente, o Brasil era consideradoi um dos cinco maiores mercados de automóveis do mundo e uma grande parte das operações eram realizadas com a montadora Fiat Chrysler.