'Bloomberg NY': PIB da Mongólia é o mais baixo desde 2009 

Matéria publicada nesta quinta-feira (18) pela Bloomberg NY, conta que o PIB da Mongólia desacelerou em 2015 para seu índice mais baixo desde 2009, quando houve uma queda substancial de capital estrangeiro e duras negociações com investidores, que ocasionaram a queda de uma economia já abalada pelos baixos preços das commodities.

O valor do PIB relacionado a produção expandiu 2,3 ??por cento em comparação ao ano anterior, de acordo com dados preliminares publicados terça-feira (16) no site do Instituto Nacional de Estatística. A economia cresceu 7,8 por cento em 2014, após três anos consecutivos de crescimento de dois dígitos.

A reportagem fala que a queda acentuada dos preços mundiais das matérias-primas foi a maior razão para a desaceleração, segundo Tuvshintugs Batdelger, diretor do Instituto Pesquisa Econômica, com base em Ulaanbaatar.

Mongólia exportou US $ 3,68 bilhões em produtos minerais, em 2015, em comparação com US $ 4,79 bilhões no ano anterior, apresentando  um declínio de 23 por cento.