FecomercioSP: Confiança do comércio fica estável em novembro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) ficou estável em 72,8 pontos em novembro, na comparação com outubro, informou a FecomercioSP nesta sexta-feira (11). Já em relação a igual mês de 2014, o indicador caiu 29,8%. Nesta análise, zero significa pessimismo total e 200, pontuação máxima, equivale a otimismo total.

O índice de empresas com mais de 50 empregados caiu 29,7% em relação a novembro do ano passado e, na comparação mensal, passou de 76,3 pontos para 73,3 pontos. Já para empresas com até 50 funcionários, a queda foi de 29,8% na análise anual e, entre outubro e novembro de 2014, a alta foi de apenas 0,1%.  

Ainda segundo a Fecomercio, o cenário é parecido entre as duas categorias e a tendência é que a confiança permaneça baixa para ambas, dada a crise generalizada por que passa o Brasil. Em geral, o último trimestre do ano costuma ser um período de alta sazonal da confiança do comércio, em função das expectativas de vendas de Natal. 

"Considerando que as outras datas comemorativas de 2015 resultaram em vendas abaixo do esperado e em excesso de estoques, bem como o cenário que se deteriorou de lá pra cá, a Federação não acredita que o Natal venha a apresentar resultados positivos a ponto de mudar a trajetória de queda da confiança dos empresários", diz a entidade em nota.