O petróleo disparou nesta terça-feira (24), de olho em dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e da instabilidade no Oriente Médio, após a Turquia derrubar um avião russo na fronteira com a Síria.
No encerramento da sessão, o Brent para entrega em janeiro tinha alta de 2,87%, cotado a US$ 46,12 no International Exchange Futures (ICE) de Londres.
Já os futuros do light sweet crude (WTI, na sigla em inglês), do Texas, avançou 2,68%, para US$ 42,87 na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex).
Nos EUA, o PIB do terceiro trimestre de 2015 cresceu a um ritmo anual de 2,1%, impulsionado pelo aumento dos estoques das empresas. A notícia aumenta as expectativas sobre a próxima reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, quando analistas esperam que ocorra a primeira elevação dos juros no país.
No Oriente Médio, por outro lado, as tensões geopolíticas voltaram a se aacirrar após o abate de um avião de combate russo pela Turquia, que alega que pelo menos duas aeronaves da Rússia teriam ingressado em seu espaço aéreo. No próximo dia 4, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) terá uma reunião ministerial, na qual se revisará a possibilidade de aplicar um corte na produção para estimular os preços do barril.