Turismo avança na qualificação de mão de obra para o setor

Cursos profissionalizantes em áreas como hotelaria, agências de viagens e gastronomia

Do início de julho até esta sexta-feira (17), já foram publicados no Diário Oficial da União 30 acordos de cooperação técnica que instituem parcerias entre o Ministério do Turismo e órgãos estaduais e municipais de Turismo, com o objetivo de implantar o Pronatec Turismo e iniciar as aulas das novas turmas de 2015.  Serão quatro linhas de ação do Programa: uma para pessoas que desejam atuar no turismo; outra para pessoas que já trabalham na área; uma terceira para jovens e familiares em situação de vulnerabilidade social ligados ao projeto ViraVida; e outra destinada à produção associada ao turismo, para o desenvolvimento local de municípios.

>> Balcão de Emprego: 'JB' abre espaço gratuito para oferta e procura

Ao todo, 214 cidades serão beneficiadas com cursos relacionados a segmentos como hotelaria, agências de viagens, gastronomia e segurança, entre outros. Significa que além dos 120 contemplados no esforço de qualificação para a Copa do Mundo na 1ª fase do Programa, foram inseridos mais 94. Entre as novas cidades selecionadas, 81 estão localizadas no entorno de Parques Nacionais e 13 são municípios históricos.

Neste ano, o Pronatec Turismo aumentou ainda a participação da região Norte no programa, com a inclusão, do estado do Amapá. Para 2016 a previsão é que Roraima e Acre também sejam contemplados. As aulas devem começar nos próximos meses. Os interessados devem acompanhar a publicação das datas de pré-matrículas, aos cursos e aos números de vagas disponíveis junto aos órgãos municipais de turismo, em momento oportuno a ser divulgado. O programa vai oferecer mais de 200 cursos, a depender da demanda e capacidade do Instituição de Ensino (ofertante) de cada município.

Confira abaixo os municípios cujo acordo de cooperação com o Ministério do Turismo já foi publicado no Diário Oficial da União: Iranduba (AM), Novo Airão (AM), Lauro de Freitas (BA), Lençóis (BA), Aracati (CE), Beberibe (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), São Benedito (CE), Viçosa do Ceará (CE), Canguaretama (CE), Laranjeiras (SE), São Cristóvão (SE), Cavalcante (GO), Formosa (GO), Bonito (MS), Jardim (MS), Aiuruoca (MG), Conceição do Mato Dentro (MG), Itamonte (MG), Itanhadu (MG), Ouro Branco (MG), Pouso Alto (MG), Santana do Riacho (MG), Ilhabela (SP), São Vicente (SP), São Vicente (SP), Cambará do Sul (RS), Garibaldi(Secretaria Municipal de Turismo e Cultura) COPA, Gramado (RS), São Borja (RS)