Fitch: venda da Moy Park é positiva para perfil de crédito da Marfrig

A Fitch Ratings considera a aquisição, pela JBS S.A. (JBS), de 100% das ações da Moy Park Holdings Europe Ltd (Moy Park) positiva para o perfil de crédito da Marfrig Global Foods S.A. (Marfrig) e neutra para a JBS.

Se a transação for concluída conforme os termos previstos, a JBS comprará as ações da Moy Park por US$1,5 bilhão (com pagamento à vista de US$1,19 bilhão). O montante total incorpora os ajustes pela variação do capital de giro e pela dívida líquida dos negócios da Moy Park no fechamento da operação. O valor da transação representa um múltiplo de cerca de 8,6 vezes o EBITDA da Moy Park.

A aquisição fortalecerá a estratégia da JBS de expandir sua carteira de produtos em alimentos processados e de ampliar sua presença no mercado de aves da Europa, segundo a Fitch.

No caso da Marfrig, a expectativa é de que a transação acelere o processo de redução da alavancagem, tendo em vista que a empresa optou por vender a Moy Park, em vez de realizar uma Oferta Pública Inicial (IPO) das ações, como inicialmente cogitado pela administração no começo do ano. A geração de fluxo de caixa livre ficará mais forte, devido à redução das despesas com juros. A operação também simplificará a organização da Marfrig e possibilitará que a companhia foque a estratégia “Foco Para Ganhar”. A Marfrig permanecerá uma empresa global após a venda da Moy Park – já que 59% de sua receita líquida consolidada decorrerão de operações internacionais. A Fitch ressalta que havia pouca sinergia entre os negócios da Moy Park e os demais negócios da Marfrig.

Com base no preço proposto da aquisição, a alavancagem da JBS aumentaria moderadamente, em apenas 0,2 vez – 0,3 vez (de 2,3 vezes no primeiro trimestre de 2015). A Fitch acredita que a alavancagem líquida da companhia permanecerá abaixo de 3,0 vezes no ano fiscal de 2016. A alavancagem líquida pro forma da Marfrig deverá atingir cerca de 3,7 vezes-3,5 vezes no ano fiscal de 2015, em vez de aproximadamente 4,0 vezes, conforme as projeções iniciais da agência.