Instituto promove palestras sobre nova geração de empresas

Investimentos em Tecnologia, Inovação e Economia Criativa. Esses são os pilares que orientam o ciclo de quatro seminários que o Instituto Talento Brasil promove em conjunto com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), visando incentivar a vocação do empreendedorismo inovador e os investimentos em empresas emergentes, os chamados startups.

A primeira edição acontece nesta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, no auditório do BNDES, das 8h30 às 12h30, com credenciamento gratuito mediante inscrição prévia. O evento é dirigido aos entusiastas da cultura empreendedora, entre idealizadores de startups, desenvolvedores de projetos, executivos, investidores, estudantes, enfim, a quem queira fazer a diferença.

Organizado pelo Instituto Talento Brasil, em parceria com a área de Capital Empreendedor do BNDES, o ciclo de eventos tem por objetivo promover um amplo debate sobre os mecanismos de apoio à inovação e às empresas emergentes do país. “O Brasil pode não ter, ainda, um Vale do Silício, mas esbanja espírito empreendedor e investe cada vez mais em tecnologia”, diz o diretor do Instituto Talento Brasil, Antonio Machado.

“A construção de startups de classe mundial no Brasil não é mais sonho, mas realidade”, segundo o diretor do Instituto Talento Brasil, Francisco Britto. “Além de uma das maiores redes de apoio à empresa emergente inovadora do mundo, também há uma estrutura de investidores anjo, mentores, networking para ajudar a quem queira fazer a diferença. É isso que vamos mostrar”.

Fundos de investimento de capital semente, como o Criatec do BNDES, os investidores anjos e as aceleradoras de startups, entre outros, estão contribuindo para a formação de uma nova geração de empresários no país, desbravando oportunidades inovadoras nas áreas da tecnologia da informação e da economia criativa. “É esse o propósito dos seminários”, diz Bernardo Machado, diretor do ITB, “apresentar os caminhos dessa transformação, a rede de apoio às iniciativas inovadoras e casos inspiradores de startups brasileiros”.

A primeira edição do ciclo, intitulado “Construindo startups de classe mundial”, terá, entre palestrastes e expositores, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o diretor da área de Mercado de Capitais do BNDES, Julio Ramundo, e, nomes de destaque do ambiente empreendedor, tais como o CEO da Linx, Alberto Menache, o fundador do Anjos do Brasil, Cassio Spina, Marcelo Sales, sócio da aceleradora 21212, Pedro Figoli, da Geofusion e Ricardo Salazar, da eStoks .

Outros eventos

Depois do Rio de Janeiro, o ciclo de seminários acontecerá em Porto Alegre, Recife, Brasília e São Paulo com a mesma estrutura e os mesmos objetivos e públicos-alvo.