Pesquisa mostra que valorização do dólar terá impacto na inflação

A recente valorização do dólar vem impactando os contratos de juros negociados no mercado futuro. Pesquisa realizada no curso de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie pela graduanda Ana Paula Raimundo Laham, sob orientação do professor-pesquisador Pedro Raffy Vartanian, mostrou que o pass-through do câmbio para os preços tende a ser maior quanto mais próxima a economia do nível de pleno emprego.

De acordo com Pedro Raffy Vartanian “o pass-through consiste no repasse da variação da taxa de câmbio para os preços e, em um cenário de desvalorização do Real, espera-se que os preços dos produtos importados aumentem, impactando, desse modo, a inflação”. 

A pesquisa realizada por Ana Paula mostrou que, em cenário de fraco crescimento econômico, o repasse cambial é menor do que em cenários de expansão da economia.

Apesar de a economia brasileira não apresentar um forte crescimento em 2013, o mercado de trabalho aquecido contribuirá para um pass-trough significativo diante de uma desvalorização acentuada do Real, o que poderá exigir novas elevações da taxa de juros para conter a inflação.