Investidores ficam atentos à reunião do Fed

Nesta segunda-feira, 17, as principais bolsas de valores mundiais devem apresentar movimentos diversos diante de investidores no aguardo da reunião de dois dias do Banco Central dos Estados Unidos (Fed). Diante deste cenário, os índices europeus e o indicador futuro das bolsas norte-americanas operam em campo positivo.

Na Ásia, as bolsas encerraram o pregão em direções divergentes. A bolsa de Tóquio voltou a subir, enquanto as bolsas chinesas recuaram frente às discussões de baixo crescimento no país.

Enquanto isso, na Europa, as bolsas sobem nesta manhã, recuperando parte das perdas da última semana, cautelosos à espera da reunião do banco central dos EUA, na quarta-feira. Há pouco, o CAC-40, de Paris, registrava ganhos de 1,55%, aos 3.864 pontos. E o DAX, de Frankfurt, valorizava 1,23%, aos 8.227 pontos. E o índice FTSE-100 ganhava 0,73%, aos 6.350 pontos.

Na região, a agência de estatísticas europeia Eurostat revelou que a Eurozona registrou um excedente comercial de € 14,9 bilhões em abril, após o recorde de € 22,5 bilhões em março (resultado revisto), segundo as primeiras estimativas.

Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo positivo. Mas, investidores aguardam a divulgação do índice Empire Manufacturing de atividade de junho.

Aqui no Brasil, o Ibovespa deverá apresentar volatilidade por conta do dia de vencimento de opções sobre ações da Bovespa.

E abrindo a agenda de indicadores brasileiros, a Fundação Getulio Vargas (FGV) publicou que o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente a semana de 15 de junho de 2013 apresentou variação de 0,43%1, 0,05 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada na última divulgação.

Além disso, o Banco Central divulgou o Boletim Focus, que na medição, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para 2013 recuou de 2,53% para 2,49%. Já para 2014, o prognóstico do PIB permaneceu em 3,20%.

Por fim, no mercado de câmbio, o dólar deverá apresentar ganhos em relação às demais moedas.