Ibope amplia medição de audiência da TV         

O Ibope ampliará a medição de audiência da televisão com um novo equipamento eletrônico, o DIB 6. Em um primeiro momento, a nova tecnologia fará o monitoramento de conteúdos transmitidos ao vivo.Na segunda etapa, serão medidos conteúdos de TV gravados e assistidos posteriormente e a terceira fase abrangerá a programação vista na internet (em PCs e tablets).

A nova tecnologia opera desde o início de maio em São Paulo e até setembro estará também em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Distrito Federal. Para as demais cidades, o prazo é o primeiro semestre de 2014.

O DIB 6 é um equipamento eletrônico conectado ao televisor e demais dispositivos (DVD player, videogames, set-top boxes etc) dos domicílios participantes da amostra que contribuem para a medição de audiência de TV no Brasil.

O novo peoplemeter será utilizado nos domicílios que possuem televisores com tecnologia mais avançada e que requerem novas técnicas de medição. O DIB 4 continuará sendo utilizado na medição de audiência dos domicílios que não necessitam do DIB 6. “Estimamos que até dezembro de 2013 tenhamos até 5% das amostras destas seis cidades com o DIB 6”, afirma a diretora do Ibope, Dora Câmara.