ASSINE
search button

Petróleo fecha em alta em Nova York a 95,01 dólares o barril  

Compartilhar

Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta nesta terça-feira em Nova York, impulsionados por um aumento do interesse do mercado após o feriado nos Estados Unidos e pela publicação de dados positivos da economia norte-americana.

O barril de "light sweet crude" (WTI) com entrega em julho subiu 86 centavos a 95,01 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte com a mesma data de entrega, fechou em alta, a 104,23 dólares no Intercontinental Exchange (ICE), 1,61 dólares acima do nível alcançado na segunda-feira no mercado eletrônico.

Após as incertezas da semana passada, "os operadores se deixaram levar por um ânimo comprador", disse Matt Smith, de Schneider Electric.Os preços, que começaram o dia em alta nas operações eletrônicas pelo bom desempenho das bolsas, aceleram seu avanço após a publicação de dados alentadores da economia norte-americana, um indicador positivo da demanda no maior consumidor mundial de ouro negro. "Os níveis de confiança dos consumidores norte-americanos que voltaram (em maio) a níveis anteriores à crise financeira (...) são uma notícia muito importante para o mercado", que projeta um aumento da demanda de petróleo nos Estados Unidos, disse Bart Melek, da TD Securities.

Além disso, os operadores reagiram positivamente ao anúncio de um novo aumento dos preços das casas em março, que acumulou 14 meses de alta. "Esses dados são verdadeiramente estimulantes para os investidores, que naturalmente se sentem melhor quando as perspectivas econômicas mostram claros sinais de melhora", disse Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.Na frente da oferta, os operadores permaneceram alertas antes da reunião de sexta-feira em Viena da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), "apesar de não estarem previstos grandes anúncios", disse Melek.