Mendoza: para a Câmara de Mineração, saída da Vale tem "efeito devastador"

Na Câmara de Serviços Mineiros de Mendoza, descartam que a Vale reverta a decisão de suspender o projeto Rio Colorado. Seu titular, Carlos Ferrer chamou de "efeito devastador" a saída da Vale do país, diz reportagem do El Cronista publicado na quinta-feira (14). 

"A Vale foi fechada, conforme a notificação oficial. O tempo foi postergado e terça-feira foi confirmada a suspensão e fornecidas instruções a seus aliados para coordenar a desmobilização, o que significa o desmantelamento do site onde está o depósito", confirmou em diálogo pela Rádio 10, diz a reportagem. 

"Espero que o governo da província possua um plano B, porque haverá 20 mil pessoas reivindicando salários e partir do próximo mês serão 250 empresas que não vão pagar o leasing porque eles compraram máquinas, guindastes, caminhões", disse Ferrer no artigo. 

Desta maneira, descreveu a decisão da companhia como "uma catástrofe". "Mendoza não é Capital Federal, para Mendoza os números são terríveis", admitiu na reportagem. 

A empresa, de capital brasileiro com sede jurídica na Holanda, esclareceu no final de janeiro que não havia se retirado do projeto Rio Colorado, e sim que havia estendido "o recesso de fim de ano dos trabalhadores."  No comunicado divulgado pelo Governo nacional, explicou que "a atual crise econômica internacional originada nos países desenvolvidos está impactando fortemente os níveis de consumo de commodities de diferentes minerais, resultando em menor demanda e preços mais baixos da principal fonte de renda da Vale." , prossegue o El Cronista

Como resultado, a Vale "decidiu redesenhar e reestruturar o desenvolvimento de novos projetos ao redor do mundo." Desta maneira, a empresa "decidiu reduzir substancialmente seus investimentos, suspendendo e abandonando diferentes empreendimentos."  O governo se comprometeu com os trabalhadores e prestadores de serviços para continuar com o projeto e "recuperar a dinâmica do trabalho planejado”, conclui a reportagem.