GM inaugura fábrica que produzirá motor do Onix sedã em Joinville

A General Motors (GM) inaugurou nesta quarta-feira, em Joinville, em Santa Catarina, uma fábrica de motores com investimentos de R$ 350 milhões. De acordo com a montadora, a fábrica terá capacidade instalada de produção de 120 mil unidades de motores e 200 mil cabeçotes por ano, destinados às fábricas de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e Rosario, na Argentina. O local produzirá os novos motores PE/4 1.0L e 1.4L que equipam Onix (hatchback) e Prisma (sedã) - dois modelos resultantes do Projeto Onix.

Com previsão de faturamento anual de R$ 250 milhões, a fábrica é a primeira a implantar um conjunto de sistemas na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, segundo a GM. Além disso, a montadora afirma que a fábrica será uma das primeiras do País a ter 100% dos resíduos reciclados.

Segundo a GM, 100% dos motores irão à unidade de Gravataí, enquanto que 60% dos cabeçotes se destinam aos próprios motores ali montados.  O processo de montagem dos motores terá uma linha paletizada automática, controle à prova de erros e 100% de controle eletrônico de torques. A usinagem dos cabeçotes possui um centro de usinagem CNC e flexibilidade para reconfiguração rápida de produtos.