Carnaval do Rio bate recorde mundial de atracação de navios

Famoso por reunir multidões de turistas todo ano, o carnaval carioca contou este ano com um recorde histórico de transatlânticos. Em pleno domingo (10), o terminal de cruzeiros do Pier Mauá registrou as atracações simultâneas de oito embarcações. 

De acordo com estimativa do Pier Mauá, somente neste dia, a movimentação de turistas oriundos dos navios foi de 40 mil pessoas, que gastaram cerca de US$ 12 milhões na cidade.

 Entre o sábado (9/2) e a terça-feira (12/2), foram realizadas 12 atracações, com movimentação média de 59 mil turistas e injeção de US$ 17,7 milhões na economia da cidade. Para agilizar o atendimento aos turistas, a diretoria de operações do Pier Mauá estabeleceu um cronograma de desembarque, que previu a liberação dos passageiros de maneira gradativa.

Em paralelo, promoveu reuniões com todos os agentes envolvidos (autoridades portuárias, Secretaria de Turismo do município, Riotur, CET-Rio, Batalhão de Policiamento Turístico da PM, BPTur e agentes de turismo receptivo), para garantir a ordem e a segurança no entorno do terminal de cruzeiros e da Praça Mauá.

"Nossa intenção é evitar que os turistas tenham problemas de qualquer natureza, mesmo em setores onde não temos autonomia para agir, como a fiscalização de taxistas que não cumprem as determinações da lei municipal", afirmou Américo Rocha, diretor de operações da Pier Mauá.