Mercados aguardam notícias para definir tendência

As bolsas mundiais ainda não definem tendência nesta quinta-feira. Notícias são aguardadas para o posicionamento concreto dos investidores. O Ibovespa abriu em alta. 

Na Ásia os principais mercados encerraram em alta, animados com a China, que apresentou expansão no seu setor de serviços em dezembro. O mercado avançou 0,37% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan subiu 0,74%.

No Velho continente as bolsas ainda não firmaram uma tendência a ser seguida. Investidores esperam a abertura dos mercados norte-americanos. 

Na agenda foi apresentado o desemprego na Espanha, que registrou uma leve queda em dezembro, mas fechou o ano com o número recorde de 4.848.723 desempregados, 9,65% a mais que em 2011, anunciou o ministério do Trabalho, no momento em que o país luta entre o objetivo de reduzir o déficit e uma economia em recessão.

Na Alemanha o cenário não foi diferente, o desemprego aumentou levemente em dezembro, chegando a 6,7%, embora no conjunto de 2012 tenha caído a 6,8%, em comparação com os 7,1% de 2011, informou nesta quinta-feira a Agência de Emprego.

Em Wall Street os investidores aguardam a abertura dos mercados. 

Por aqui o Ibovespa abriu em leve alta e há pouco registrava ganhos de 0,30% aos 62.736 pontos.

Na agenda esteve o Índice de Preço ao Consumidor - Semanal (IPC-S) desacelerou em quatro das setes capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na última quadrissemana de dezembro de 2012. O IPC-S registrou variação de 0,66% em dezembro, 0,07 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa divulgada na última apuração (0,73%).