JAC inaugura pedra fundamental da nova fábrica na Bahia

A JAC Motors inaugurou nesta segunda-feira, em Camaçari, na Bahia, a pedra fundamental da nova fábrica da montadora chinesa no País. De acordo com a empresa, a planta de 650 m², que começará a produzir em 2014, teve investimentos de US$ 600 milhões e deverá gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. A previsão é de que a produção chegue a 6 mil carros por ano.

A montadora ainda não confirmou oficialmente quais modelos serão produzidos na nova unidade, mas provavelmente será um sucessor da família J3. De acordo com Sérgio Habib, presidente da JAC no Brasil, o investimento só foi realizado após o Inovar-Auto - novo plano do governo que prevê investimento das montadoras que importem carros para não serem obrigadas a pagar uma taxação adicional do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). "Começamos a conversar sobre a fábrica em dezembro de 2010. O projeto foi negociado entre vários setores, ninguém teve tudo que queria, mas chegamos a um acordo", disse.

Também presente na solenidade, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel afirmou que ao todo 35 montadoras já estão em processo de negociação para se adequarem ao Inovar-Auto, e seis já se incluem no novo programa, que prevê descontos de até 30 pontos percentuais no IPI para empresas que realizarem investimentos no Brasil.

O Inovar-Auto promete fazer o País dar um salto em tecnologia e exige investimentos das montadoras em pesquisa e redução energética, mas não garante uma queda nos preços dos automóveis. O plano prevê redução do IPI somente para carros importados (e que não venham do Mercosul ou México) e não afeta diretamente o preço dos carros nacionais ou daqueles vindos dos países do Mercosul e México. O plano vai vigorar de 1º de janeiro 2013 a 31 de dezembro de 2017.