O Produto Interno Bruto (PIB) da Grã-Bretanha saiu de um prolongado período de recessão e registrou um sólido crescimento de 1% no terceiro trimestre.
O valor combinado dos produtos e serviços aumentou no período de julho a setembro, depois de uma fase de contração nos últimos três trimestres, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas.
O salto no crescimento deve-se a uma série de fatores temporários, incluindo a Olimpíada, o que pode mascarar um cenário mais fraco. Mas ainda assim foi muito melhor do que o esperado e pode significar que a economia britânica no ano de 2012 não terminará no vermelho.
Na comparação anual, a economia ficou estável, também melhor do que o esperado. Entretanto, a alta do terceiro trimestre foi impulsionada pelas vendas de ingressos para a Olimpíada de Londres - que segundo o escritório de estatísticas respondeu por um quinto da alta trimestral - e foi uma recuperação após um feriado público extra no segundo trimestre.
A produção do setor de serviços da Grã-Bretanha - que responde por mais de três quartos do PIB - subiu 1,3% no terceiro trimestre, depois de cair 0,1% no segundo. Esse foi o crescimento trimestral mais forte desde o terceiro trimestre de 2007.
A produção industrial cresceu 1,1%, a alta mais forte desde o segundo trimestre de 2010. A construção - que responde por menos de 7% do PIB - contraiu 2,5%.