Os comerciantes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro esperam faturar 15% a mais no Dia das Crianças deste ano em comparação ao mesmo período de 2011. Segundo pesquisa da Fecomércio-RJ, a maioria dos empresários (80%) acredita que o faturamento na data deve aumentar em relação ao ano passado. Entre os comerciantes entrevistados, 94% dizem se preparar para a data.
Com a concorrência acirrada, os empresários estão cada vez mais preocupados em atender bem os clientes e atrair mais consumidores. Por conta disso, para aumentar as vendas, optaram por aumento de estoque (65%), realização de promoções (65%), decoração do estabelecimento (46%) e lançamento de novos produtos (35%).
Entre os entrevistados que farão alguma promoção especial para este Dia das Crianças, as mais citadas são desconto no total das compras ou em produtos específicos (47%), facilidade na forma de pagamento (43%), oferta de brindes (31%) e criação de kits promocionais (15%).
Sobre a contratação de funcionários temporários, 13% declararam adotar a medida para a data. Os estoques, por sua vez, aumentaram em média 6% sobre os do mesmo período do ano passado. Quanto aos preços junto aos fornecedores, a estimativa é que estejam cerca de 3% mais altos na mesma base de comparação.
A Fecomércio-RJ entrevistou 440 comerciantes dos segmentos brinquedo, roupa, calçado, eletrônico e telefonia celular, livraria e CD e DVD.