Feirão do Imposto 2012 será na Estação de Trem do Corcovado 

Objetivo é conscientizar sobre a carga tributária incidente em cada produto 

Para conscientizar a população sobre a alta incidência de impostos pagos nos produtos e serviços que fazem parte da rotina diária, o Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realiza sábado, dia 15 de setembro, o Feirão do Imposto. A iniciativa será na estação Cosme Velho do Trem do Corcovado, na Zona Sul do Rio. 

Diversos alimentos perecíveis e outros produtos ficarão expostos das 8h às 19h em um estande com o preço sem impostos e o valor com tributos. Os empresários acreditam que saber quanto é pago em imposto possibilita cobrar do governo a prestação de melhores serviços.

De acordo com o presidente do Conselho Empresarial de Jovens Empreendedores da ACRJ, Paulo Gontijo, ao saber o quanto pagam em impostos, as pessoas podem começar a cobrar do poder público um retorno maior em serviços como saúde, educação e segurança. 

“Ano passado, muitas pessoas que visitaram o feirão afirmaram não imaginar que pagavam impostos ao comprar produtos como sabão, pão ou leite. Pensavam só pagar através do salário”, disse.

Gontijo ressalta que os impostos são necessários, mas a população precisa saber que todos contribuem e o governo deve proporcionar um retorno satisfatório. “Hoje, além de pagar o imposto, muitas vezes é preciso ter plano de saúde, matricular filhos em escola particular, contratar segurança eletrônica. Assim, os serviços são pagos duas vezes”, comenta.

O evento ocorre simultaneamente em diversas cidades brasileiras, promovido pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje). Até as 11h de segunda-feira, dia 10 de setembro, conforme o sistema Impostômetro, os brasileiros tinham pago R$ 1.045.150.000.000 desde janeiro, quantia suficiente para construir mais 75 mil salas de aula equipadas.