Sistema de entretenimento de cia aérea faz passageiro esquecer que está em voo

Ice, da Emirates Airlines, ganhou prêmio Skytrax de entretenimento oito vezes

Imagine poder ouvir a discografia completa dos Beatles, do Frank Sinatra, da cantora pop Mariah Carey ou de outro astro de sua preferência, além de experimentar diversos games ou assistir a temporadas inteiras das séries que você mais gosta, enquanto voa de um país a outro. 

O serviço conhecido como ice (sigla para informação, comunicação e entretenimento), exclusivo da companhia aérea Emirates AirLines, levou a empresa a ganhar pela oitava vez o prêmio Skytrax de entretenimento a bordo. 

O ice permite ainda que os passageiros façam sua própria lista de músicas preferidas e ouçam durante toda a viagem. Através de um dispositivo chamado de ice OnDemand (um grande controle remoto), o passageiro pode mudar o canal de entretenimento a hora que quiser, além de avançar, pausar e retroceder no vídeo em que estiver assistindo. A lista de filmes inclui desde títulos clássicos, como Casablanca, Psicose e Acossado até os mais recentes, de Hollywood e de Bollywood.

Mesmo os voos mais longos não permitem que os passageiros da maior companhia aérea dos Emirados Árabes fiquem desinformados. Isso porque no canal informação são exibidas as últimas notícias e manchetes de negócios e esportes da BBC News, além de mapas e câmeras externas para acompanhar o andamento do voo. 

O serviço é oferecido para as classes Econômica, Executiva e Primeira Classe, tanto para os voos mais curtos, como os do Brasil à Argentina, que duram cerca de 3 horas, até aqueles de maior duração como o Brasil rumo a Dubai, que leva cerca de 14 horas. 

O canal Comunicação permite ainda que todos os passageiros possam usar serviço de telefone, SMS ou e-mail. O SMS custa US$1 por mensagem (enviar ou receber), enquanto a ligação sai por US$ 5 por minuto e são mais um recurso para fazer o passageiro esquecer que está fora do conforto de sua casa.

Requinte a bordo

Não bastasse o sistema de entretenimento da Emirates, que por si só já é um atrativo para fidelizar os clientes da companhia aérea dos Emirados Árabes, os passageiros contam ainda com menu exclusivo, carta de vinhos e, nas classes Executiva e Primeira Classe, com uma poltrona que reclina a tal ponto que vira uma cama. 

A cadeira acolchoada conta ainda com um sistema de massagens que vão desde os ombros do passageiro até a panturrilha, passando pelas costas, bumbum e coxas. Através de controle remoto, o passageiro pode programar uma série alternando as partes de seu corpo ou escolher ser massageado em apenas uma delas. A regalia transforma o voo que, para muitos é medonho e estressante, num momento de prazer.

Difícil, depois de ser cercado por tanto luxo e conforto, é querer desembarcar da aeronave e dar prosseguimento à viagem no país de destino.