Otimismo prevalece e bolsas europeias fecham com ganhos 

As principais bolsas europeias fecham o primeiro pregão da semana em alta com investidores otimistas com relação a Grécia, que deve adotar medidas para apoiar o crescimento econômico. Com isso, em Londres, o índice FTSE 100 fechou com ganhos de 0,48%, aos 5.815 pontos, o DAX, em Frankfurt, teve alta de 0,76%, aos 6.918 pontos; e em Paris, o índice CAC-40 valorizou 0,81%, aos 3.401 pontos.

“A Europa dá sinais que caminha para uma solução da sua crise”, disse Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos. Com isso, o mercado esta avaliando as boas notícias vindas da Europa.

É do ambiente europeu as notícias otimistas. Sem uma agenda econômica de destaque os agentes assimilam de outra maneira o discurso do presidente do BCE, Mario Draghi, acreditando que uma futura intervenção econômica pode ser possível.

Enquanto isso, a Espanha prevê ajustes de € 102 bilhões até o final de 2014, um total que inclui o plano de rigor de € 65 bilhões já anunciado em julho, segundo o projeto de orçamento prometido por Madri a seus sócios da zona do euro e divulgado na última sexta-feira, 03, pelo governo.