Bolsas europeias encerram mistas nesta quarta-feira

As bolsas europeias encerraram sem direção definida, mas o clima é de otimismo com a espera dos resultados da reunião do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos. Já os resultados da reunião do Banco Central Europeu são aguardados para quinta-feira. Com isso, em Londres, o índice FTSE 100 fechou com ganhos de 1,38%, aos 5.712 pontos, o DAX, em Frankfurt, teve queda de 0,26%, aos 6.754 pontos; e em Paris, o índice CAC-40 valorizou 0,91%, aos 3.321 pontos.

Segundo Luis Gustavo Pereira, analista financeiro da Futura Corretora, os mercados sentiram o reflexo negativo dos dados de mafatura e aumento dos estoques do petróleo dos Estados Unidos, mas a inconstância das bolsas se deve a expectativa dos investidores para receber os resultados da reunião do Federal Reserve. 

Entre as notícias em destaque estão as taxas de juros da divida da Alemanha e França, bateram nesta quarta-feira novos recordes em baixa.

A Alemanha captou nesta quarta-feira € 3,35 bilhões em uma emissão de bônus a cinco anos, com uma taxa média de 0,31%, um novo recorde em baixa nas obrigações deste prazo, anunciou o Bundesbank.

Já na França, as taxas do bônus a dez anos também alcançaram nesta quarta-feira uma taxa recorde em baixa de 2,010% no mercado secundário, onde se negocia a dívida já emitida, frente a 2,056% do fechamento na terça.

Na agenda econômica foi divulgado o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da Alemanha, que recuou a 43,0 pontos em julho, após ter registrado 45,0 pontos no mês imediatamente anterior, segundo informações divulgadas hoje pelo Instituto de pesquisas Markit Economics.

Nos países que compõem a Zona do Euro, o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro caiu para 44,0 pontos no mês de julho, ante os 45,1 pontos registrados em junho, segundo informações divulgadas hoje pelo instituto de pesquisas Markit Economics. O número abaixo de 50 pontos mostra contração.

Já o índice dos gerentes de compras (PMI,na sigla em inglês) CIPS/Markit do setor manufatureiro britânico caiu para 45,4 pontos em julho, ante 48,4 pontos atingidos no mês precedente, segundo os dados divulgadas hoje pelo Instituto de Pesquisas Markit Economics, junto ao Chartered Institute of Purchasing & Supply (CIPS), apresentando contração.