A participação dos importados industrializados no mercado brasileiro bateu recorde no trimestre encerrado em março, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quinta-feira. O coeficiente de penetração de importações atingiu 22,2% no acumulado dos últimos quatro trimestres. Foi o maior valor da série iniciada em 1996.
A pesquisa, que considera tanto o consumidor final quanto a indústria, aponta crescimento da participação de importados no País desde 2003, com crescimento de cerca de dez pontos percentuais neste período.
Para o economista Marcelo Azevedo, as novas medidas do Plano Brasil Maior, a redução da taxa de juros e a valorização cambial ainda devem demoram para surtir efeito prático. "Essas mudanças demoram a aparecer nos preços e na percepção dos consumidores na hora da compra", afirmou em nota.
Exportação
Embora tenha crescido, o coeficiente de participação das exportações atingiu 18,1% no acumulado dos últimos quatro trimestres encerrados em março - valor abaixo da marca histórica de 20,4%, registrada em 2006. O índice mostra a proporção das vendas externas no valor da produção industrial.