O IMC (Indicador de Movimento de Comércio) – vendas a prazo, SCPC – apresentou alta de 3,5% na 1ª quinzena de maio de 2012, na comparação com igual período em 2011, com o mesmo número de dias úteis.
Na mesma base de comparação entre períodos, o ICH (Indicador de Consultas de Cheque) – SCPC/Cheque (que mede as vendas à vista) – representou alta de 4,9%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Esses dados com maior propensão na área de vendas à vista já eram esperados, conforme indicava a pesquisa ACSP/Ipsos de intenção de compras para o Dia das Mães, que listava roupas e calçados em primeiro lugar. A alta de 3,5% nas vendas a prazo ainda é relativamente baixa, mas é ligeiramente superior a alta de abril (3,1%), comparada com abril de 2011. O IRI (Indicador de Registro de Inadimplentes) – registros recebidos/carnês em atraso – apresentou alta de 3,6% na primeira quinzena de maio em comparação com igual período em 2011.
O IRC (Indicador de Recuperação de Crédito) – registros cancelados/renegociações de crédito – apresentou alta maior, de 5,5% (na mesma comparação entre períodos), impulsionado pela maior facilidade na renegociação de dívidas e também pelo estímulo à portabilidade do crédito entre as instituições. Na comparação entre a primeira quinzena de maio com abril, deve-se inicialmente registrar que maio possui um dia útil a mais (na quinzena) potencializando as variações no mês. Novamente destaca-se uma alta de 9% nos registros recebidos e uma forte alta dos cancelamentos, que apontaram 30,3%. Além do dia útil a mais, a data comemorativa do Dia das Mães impulsionou as vendas, mas elas não devem se manter nesse patamar até o final do mês.
Apesar dos dados da primeira quinzena sugerirem uma ligeira melhora nas vendas, não se pode garantir que os consumidores continuem comprando, pois os dados estão fortemente influenciados pela segunda maior data do varejo. O recente agravamento da crise europeia também poderá influenciar no desempenho das vendas.