Queda da produção industrial de Março é "preocupante", afirma especialista

A produção industrial de março caiu 0,5% em comparação com fevereiro, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com o mesmo mês de 2011, a desaceleração é ainda maior e chega a 2,1%, sétimo resultado negativo seguido neste tipo de estimativa.

Os números são "preocupantes" e as quedas devem ser estudadas com atenção, afirma o economista Fernando Sarti, diretor da Escola de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

>> Fatores diversos contribuem para a desindustrialização no Brasil

>> Governo deve se preocupar com uma desindustrialização, afirma senadora

>> Brasil corre risco de desindustrialização, dizem economistas

Estas quedas acentuadas ocorrem desde 2011 e os números podem indicar que as medidas de incentivo à indústria, que vem sendo anunciadas pelo governo desde o início de 2012, deverão ser ampliadas, analisa o especialista. 

"As medidas eram muito necessárias, e cabe uma avaliação se são suficientes para evitar um agravamento do quadro. A gente vai ter que trabalhar no cenário doméstico, o cenário externo é de piora mesmo", explica.

A contínua redução dos juros tem contribuído para uma entrada menor de capital externo, o que desvaloriza o real e aumenta a competitividade dos produtos nacionais. As pesquisas indicam, no entanto, que estas quedas não são o suficiente.

Com a sinalização de uma nova rodada de queda nos juros, depois da alteração nas regras de remuneração da poupança, Sarti acredita que os incentivos à indústria precisam ser ampliados.

"Continuar desarmando o câmbio e os juros é extremamente importante, pois estimula ainda mais o consumo, uma boa forma de incentivar a indústria, pois os investimentos do governo no setor, em 2012, já não tem como fazer efeito", analisa.

O especialista destaca ainda que "se as medidas (governamentais) forem fazer efeito deverá ser para salvar o segundo semestre apenas", conclui.

Apuração: Carolina Mazzi