Anfavea confirma US$ 22 bi para produção de carros até 2015 

Após reunião nesta quarta-feira com o ministro da Fazenda, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, confirmou que o setor deve investir US$ 22 bilhões na produção de automóveis até 2015. Segundo Belini, o valor é o mesmo que foi anunciado junto com o novo regime automotivo, há duas semanas.

Belini, no entanto, pediu ao governo que amplie o acesso a linhas de crédito para produção e autopeças, já que a exigência de conteúdo nacional aumentou e várias montadoras precisarão se adequar às novas regras. Segundo o presidente da Anfavea, Mantega afirmou que vai "conversar com os bancos" para atender às demandas do setor.

"Já esse ano começam a deslanchar os investimentos, não só nas montadoras, mas também no setor de autopeças, já que teremos que ter maior conteúdo nacional, o setor de autopeças também vai fazer mais investimentos. Cada montadora tem uma situação diferente, algumas estão totalmente apertadas e vão ter que aumentar muito o índice de nacionalização, outras têm um pouco mais de folga", afirmou.