Salão de Genebra: Ferrari e Mercedes levam lançamentos para o evento

O 82º salão do automóvel de Genebra reúne neste ano novidades das principais montadoras do mundo, desde superesportivos a modelos mais "populares". Na exposição, que abre ao público na próxima quinta-feira, poderão ser vistos cerca de 180 lançamentos, entre estreias europeias e mundiais, de 260 expositores, espalhados por 110 mil metros quadrados. Entre os destaques estão a nova Ferrari F12berlinetta e o Mercedes Classe A.

Com motor V12 de 740 cavalos, a F12berlinetta será o veículo mais veloz da marca, com velocidade máxima de 340 km/h. Sua performance foi melhorada a partir da redução de 70 kg em relação ao modelo V12 que o sucedeu. O veículo atinge 100 km/h em 3s1, e o dobro dessa velocidade em 8s5. Além disso, segundo a montadora, o consumo de combustível foi reduzido em 30%.

A Mercedes guarda em segredo a revitalização do Classe A, modelo que será importante para ampliar as vendas da marca no segmento de entrada. Por outro lado, já divulgou detalhes de outra novidade do evento, a SL 63 AMG. O superesportivo tem motor biturbo V8 de 5.5 l, com 537 cavalos, mas pode ir até 564 cavalos com o pacote "performance" da AMG. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 4s2.

Um ano após lançar o Golf Cabriolet, a Volkswagen volta à cidade suíça para apresentar a versão esportiva do modelo. O Golf Cabriolet GTI terá um motor de 2.0 l de quatro cilindros, com 210 cv de potência, que acelera até 100 km/h em 7s5. O câmbio é de seis velocidades e a velocidade máxima do modelo, que possui rodas de 17 polegadas, é de 237 km/h, com a capota abaixada.

A Porsche anunciou que irá apresentar três novidades durante o salão na Suíça. A nova geração do Boxter fará sua estreia mundial, com algumas reformulações. O chassi foi totalmente reformulado, diminuindo assim o peso total do carro. Já as rodas e a distância entre os eixos aumentaram. Segundo a Porsche, a nova geração do modelo consome cerca de 15% menos combustível.

Já a sul-coreana Hyundai vai mostrar a nova geração do i30 no formato wagon. Na comparação com o hatch, o porta-malas vai de 378 l para 528 l, com a opção de rebaixar os bancos traseiros e alcançar volume de 1.642 l, segundo a montadora. O modelos estará disponível com os mesmo motores do hatch, com potência de 90 a 135 cavalos.

A Land Rover vai revelar um conceito conversível da Range Rover Evoque. O modelo tenta explorar o sucesso mundial do utilitário esportivo, mas ainda não há previsão para entrar em produção. No estande da Chevrolet/Opel, o destaque fica para a versão wagon do Cruze, que fará sua estreia mundial. Além dos motores a gasolina 1.6 l e 1.8 l, o modelo europeu contará com um novo motor 1.4 l turbo.

A Volvo lança o novo V40 para competir no segmento de hatchbacks premium. Com motor de 254 cavalos, o carro faz de zero a 100 km/h em 6s7. A montadora espera vender 90 mil unidades do modelo por ano - as vendas começam na Europa a partir de maio. A italiana Fiat vai exibir pela primeira vez o novo integrante da família 500, com mais espaço para competir com o Mini. O Fiat 500L terá um novo motor TwinAir de 0.9 l e deve chegar ao mercado europeu no último trimestre deste ano.

O evento em Genebra também será palco para a estreia do Peugeot 208, com objetivo de reconquistar a liderança em sua categoria. A marca prevê comercializar cerca de 550 mil unidades do novo modelo no mundo todo, em um ano.